segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Guarulhos Mostra sua Cara


Um projeto que visa retratar e divulgar os vultos da cidade por meio da arte da caricatura.

E. E. José Alves de Cerqueira César
Alunos envolvidos: Ensino fundamental
Idealização: Denis Basílio de Oliveira - Artes
Participação: Pedro Augusto da Conceição - História

Introdução
            Guarulhos mostra sua cara, é um projeto que visa divulgar e retratar as pessoas que fizeram e fazem parte da cultura, da sociedade e da história da cidade de Guarulhos, que de alguma maneira contribuíram ou contribuem para melhorar a vida no município com suas ações tanto profissional como pessoal para que os alunos da E. E. José Alves de Cerqueira César, envolvidos no projeto, possam conhecer e entender o que significa participar plenamente da vida social da comunidade em que vive, usando para tal, a produção de caricaturas dessas personalidades. Assim eles poderão saber quem são as pessoas que influenciaram, podem influenciar ou ajudar nas tomadas de decisões que envolvem o lugar onde vivem.
Muitas pessoas que dão nome aos logradouros públicos são desconhecidas dos alunos. Com o projeto, será possível por meio da pesquisa, levantar os nomes dessas pessoas, saber quem foram para mostras “suas caras” (fisionomia) na escola tornando-as visíveis para a comunidade que não teve a oportunidade de conhecê-las.
Mesmo os nomes das que estão atuando na vida social da cidade e que possuem alguma notoriedade, passam despercebidos quando citados na sala de aula, o que justifica a necessidade de um projeto como esse para integrar e tornar conhecidas as pessoas que estão atuando na cidade, as quais, eles podem se deparar pelas ruas ou em qualquer lugar por onde transitam, incluindo vê-las nas mídias locais.
Uma educação básica, começa com o conhecimento e o reconhecimento do lugar onde se vive, entendendo o que se faz e quem faz a diferença no seu entorno, para poder participar o quanto antes das decisões como cidadão crítico e integrado ao meio que o cerca.
Eles poderão entender melhor a importância, a necessidade, o por que e como os grandes vultos nacionais se tornaram célebres, sabendo o que as pessoas a sua volta estão fazendo para se tornarem conhecidas e posteriormente lembradas.
Visa também, prestar uma homenagem para esses cidadãos que dão nome a ruas, praças, repartições públicas, entre elas os patronos de escolas, como reconhecimento de serviços prestados. Para tal, pretende convidar o próprio colaborador ou na impossibilidade, seus familiares para receber as honrarias. O projeto contempla, num segundo momento a integração da sociedade com a escola, pois é uma oportunidade singular para os alunos terem contato com essas pessoas.
A pesquisa é uma ferramenta imprescindível na vida de todos, por isso o projeto se inicia com ela para os alunos terem o primeiro contato com a fonte do trabalho que será desenvolvido nas aulas de artes.
O objetivo principal do projeto será levar os alunos a conhecer a arte da caricatura, um pouco de sua história, os principais caricaturistas, chargistas, cartunistas para motivá-los posteriormente a produzirem suas caricaturas, tendo como referencial os vultos da sua cidade que eles pesquisaram.
O resultado do trabalho será apresentado na forma de uma exposição de arte, na unidade escolar, no dia da Feria Cultural, cujo tema central é: “Brasil: Mostra sua Cara”, que acontecerá no dia 11 de outubro de 2012 a partir das 13h.
No dia do evento, os homenageados poderão receber um certificado de honra ao mérito pela sua contribuição e participação no projeto como incentivadores do processo de ensino-aprendizagem, para uma educação diferenciada e inovadora, que se preocupa com a qualidade e disseminação do conhecimento e da cultura em nossa cidade, permitindo aos educandos encontrarem sentido nos  conteúdos estudados.
A caricatura é uma modalidade artística autônoma que está presente no cotidiano das pessoas desde o século XVI. Um dos pioneiros dessa modalidade foi o artista Annibale Carraci com seus desenhos exagerados representando pessoas importantes de sua época.
Artistas consagrados como Daumier utilizaram a arte da caricatura em suas obras. A palavra “Caricatura” vem do italiano e significa carregar, exagerar. É utilizada para realçar os traços fisionômicos da pessoa, mas hoje, qualquer coisa pode fazer parte dessa modalidade, basta que para isso se amplifique, que se fuja do tradicional realismo e se represente com elevado grau de exagero tanto para mais como para menos, é assim que se produz a caricatura.
Manuel de Araújo Porta-Alegre, foi o primeiro a publicar uma caricatura no Brasil
durante o período regencial em 1836.
Nesse projeto, o foco será a fisionomia de pessoas, a forma como foi empregada inicialmente, especialmente as pessoas que se destacaram na cidade de Guarulhos.

Justificativa
Arte – como matéria dinâmica repleta de exemplos pictóricos e grafismos utiliza-se de planos, linhas, volumes e intervenções, mas também, expressa-se nos registros cronológicos de seu tempo. Como o corpo é uma característica do ser humano, enfocamos mais diretamente o rosto, como representação individual, singular, aliada ao traço e a percepção. Procuramos através da caricatura que é a representação dos pontos fortes do ser representado, e pelo exercício técnico do desenho interpretamos as figuras que fizeram história e fazem parte da vida da cidade de Guarulhos. Desta forma, pretende-se ampliar a percepção visual, os conceitos de cidadania e o uso das técnicas de desenho e pintura, além de sensibilizar quanto as diferenças nas fisionomias das pessoas.

Objetivo
Levar a arte da caricatura, modalidade artística e profissional presente na sociedade moderna, usada para os mais diferentes fins: crítica social, denúncia, entretenimento e lazer, para a sala e permitir que se desmembre sua constituição para recriar e produzir, usando as ferramentas a disposição na escola.
Os educandos ao observarem as figuras escolhidas pela participação histórica, notável ou não, vão coletar dados, analisar as imagens e observar as proporções, que é o que diferenciam os indivíduos e explorar graficamente as características pessoais através da linha, da cor, da textura e da composição, com um olhar mais atento sobre este ou aquele ponto: olhos, boca, nariz, queixo, orelhas e etc.
            O cuidado na representação do rosto exige um nível de tolerância gráfico menor, do que o exigido na representação de objetos ou animais. É sabido que ao desenharmos, estamos usando o lado direito do cérebro, responsável pela emoção, concentração, o que leva a uma leitura mais apurada sobre a figura representada.

Áreas de abrangência
Ciências humanas e linguagens de signos e códigos

Competências das áreas
Investigação e compreensão; representação e comunicação; contextualização sócio-cultural.

Disciplinas envolvidas

História: estudo dos vultos
Arte: na análise das imagens, leitura fisionômica, produção de caricaturas, história da arte e desenho.

Conhecimento: conteúdos envolvidos em arte linha/ proporção/ equilíbrio/ ritmo, luz e sombra/ desenho/ caricatura.

Metodologia:
Adotar-se-á exercícios de observação, diferentes perfis, rostos, traços, hachuras, preenchimento de áreas, exercitamos o olhar, o senso crítico, o traço humorístico, a representação do rosto pela caricatura.
Produção artística com orientação pedagógica, exercícios sobre papel, pincel atômico, caneta hidrográfica.

Formas de apresentação: exposição no pátio da Unidade Escolar ou no espaço cultural Prof. José Ismael – Lago dos Patos – V. Rosália.

Cronograma – as atividades propostas serão desenvolvidas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2012.

Avaliação - É parte integrante do processo ensino-aprendizado. Volta-se para a formação e desenvolvimento do educando e é pautada na orientação pedagógica e pelo desempenho, ação e reflexão sobre o conteúdo apresentado, ou seja, o aluno será avaliado no dia-a-dia e ao final do projeto.

Materiais
Folhas de papel branco no formato A1
Tinta guache nas cores: preto, branco, azul, amarelo, vermelho, laranja, verde.
Fita adesiva (crepe)
Expositores (para fixar os desenhos)
Espaço (sala para palestra)
Certificados

Sugestões estratégicas

-          Citações em sala dos grandes caricaturistas
-          Apresentação de obras editadas de cartunistas
-          Comentários a respeito do trabalho do cartunista nos meios de comunicação impresso, internet, áudio visual e vídeo.

Programação

-          Apresentação musical com o grupo Duo Amburana, dupla de flauta e violão, vinculada a Escola Municipal de Música (SP), Faculdade Cantareira e ao SESC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acolhimento 2024