sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como elaborar uma pesquisa escolar


Quando o professor pede uma Pesquisa Escolar para fazer, geralmente os alunos ficam preocupados, principalmente quando é preciso fazer uma pesquisa detalhada, você tem que saber como organizar as ideias para não deixar o trabalho confuso e fora dos padrões solicitados.
Mas, não se preocupe, aqui vai uma orientação para você elaborar um trabalho da melhor maneira conforme foi solicitado.
Inicialmente é preciso ler, para ter um breve conhecimento do tema, procure ser bem objetivo, aponte as partes que são realmente importantes.
Quando já estiver com o tema definido, você pode iniciar a sua pesquisa através da internet, livros, enciclopédias, e se for um tema atual até mesmo em jornais e revistas.
Depois que você já possuir uma boa quantidade de materiais, comece a ler, e vá anotando as partes mais importantes. Quando estiver compreendido, pode se preparar para começar a escrever.
Para que o trabalho fique bem organizado e mais fácil de fazer, divida-o em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Na introdução você vai apresentar o tema, definir o que é, e vai mostrar brevemente o que o trabalho vai abordar.
O desenvolvimento é o corpo do trabalho, é onde você vai colocar toda a sua pesquisa, todas as informações que tem sobre o tema. Mas tome cuidado com a coerência do texto, procure colocar as informações de uma maneira organizada.
A conclusão é onde você vai colocar o que você concluiu fazendo o trabalho, tudo o que você aprendeu sobre o tema.
No final do trabalho deve conter a bibliografia, por isso é importante anotar os nomes dos livros, jornais, revistas, sites, e outras fontes que você pesquisou.
Nunca se esqueça de estar sempre focado no seu tema, para não desviar o assunto e acabar abordando temas que não fazem parte do objetivo do trabalho. 
Atenção: Tome muito cuidado com a ortografia, na hora de redigir o trabalho.
Para ter certeza de que o trabalho está pronto, releia todas as partes, para confirmar que não está faltando nenhuma informação e que não há nenhum erro de ortografia.

Atenção: Evite copiar o trabalho, pois, o mesmo perderá sua validade; a introdução e a conclusão principalmente, devem ser escritas com suas próprias palavras, só assim o trabalho atingirá o seu objetivo.
Por: Denis Basílio de Oliveira
Acessado em 10/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acolhimento 2024