segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A Turma do Cerqueira César trabalhando com a Turma do Mauricio de Sousa.


O projeto “ Cerqueira Zine”, livro produzido pelos alunos da E. E. José Alves de Cerqueira César, está em seu 6º número. Este ano, os alunos irão trabalhar com os personagens do Mauricio de Sousa, para criar suas histórias, com liberdade para desenhar no seu próprio estilo. Como acontece no Selo MSP.

Ressaltamos que, as Histórias em Quadrinhos fazem parte da realidade cultural e seus temas são confrontados e percebidos no dia-a-dia. Uma das justificativas para seu uso na educação, além de estarem inseridas nos temas transversais. O Cerqueira César, sabe que, uma das iniciativas para a articulação dos conhecimentos escolares é a interdisciplinaridade. Uma intercomunicação entre as disciplinas preservando os interesses próprios de cada uma, através de projetos que as integrem.
Experiência nesse sentido foi realizada na gestão de Paulo Freire como Secretário de Educação de São Paulo, organizada pela professora Nídia Nacib Pontuschka da USP, procurando capacitar professores para trabalhar essa nova metodologia de ensino, cujo resultado está no livro “Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública”.
Trabalhar interdisciplinaridade significa restabelecer um diálogo entre as disciplinas que se encontram fragmentadas; é dar sentido às matérias estudadas, inserindo os acontecimentos, as práticas e as diversidades culturais do meio em que vivemos.
Esse projeto do “Cerqueira Cine”, avança ainda mais, ao proporcionar o hibridismo de linguagens, com ele, o educando: lê, escreve, pesquisa, desenvolve a autonomia, capacidade de síntese, abstração, objetividade, habilidades naturais como o desenho, composição, imaginação, entre tantos elementos necessários ao desenvolvimento social. 

O potencial que os quadrinhos oferecem na área da educação, permeiam os temas transversais presentes nas HQs, onde cada história selecionada pelos professores, pode trazer diversidades culturais, como nas páginas de Asterix mostrando a cultura romana, Tintin com paisagens muitas vezes desconhecidas da maioria dos educandos, o caipira na ótica de Chico Bento, o folclore da Turma do Pererê de Ziraldo, as atualidades das tiras de jornais com Laerte, Angeli etc. 
Sendo um veículo de comunicação de massa (mas não só), se enquadra nos valores democráticos com respeito aos conhecimentos que são construídos pelo aluno como alguém capaz, expresso nos PCNs como conteúdos conceituais. Assim, as HQs ativam as capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representação de realidade.


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