quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Arte do Anamorfismo na escola Cerqueira César

O Anamorfismo é a Arte que cria uma realidade que interage com o público a partir de um determinado ponto de vista. O Cerqueira César é a escola que está a frente do seu tempo, mostrando novidade, para que os alunos também estejam um passo a frente, conhecendo, fazendo e se divertindo. Venha você também conhecer e se divertir com o Anamorfismo do Cerqueira César
Este desenho foi realizado no pátio da escola.
Processos de transformação, distorção, recombinação, aumento de complexidade, fusões e etc. ocorrem naturalmente, mas também de forma induzida. O conceito de anamorfose aplica-se a qualquer situação onde a base constitutiva transfere suas características para a constituição geral - tal como um fractal, estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala.
Dada a gama de interpretações que o conceito permite, pôde ser absorvidopor diversas áreas.
Em Artes Visuais
Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, o único a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara. A anamorfose esteve em voga sobretudo na pintura mural dos séculos XVI e XVII, para criar ilusões de ótica na pintura sobre superfícies curvas, como as abóbadas das igrejas, por exemplo, onde a deformação de perspectiva permite a visão correta somente a partir de um único ponto de vista: se o observador se colocar em qualquer outra posição, a imagem fica deformada e incompreensível.
Em geometria, anamorfose é a correspondência obtida projetando-se, a partir de um ponto fixo (centro de projeção), os pontos de uma figura pertencente a um dado plano, sobre uma superfície plana ou curva. Sobre esta obtém-se uma figura correspondente ponto a ponto àquela projetada, porém deformada. Correspondências desse gênero se estabelecem, por exemplo, nos fenômenos de reflexão e refração.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário