quarta-feira, 27 de junho de 2012

Intervalo Legal no Cerqueira César

A Escola Cerqueira César, está desenvolvendo um projeto com o objetivo
de minimizar as ações de indisciplina na Escola que acontece no
horário do intervalo, denominado: “Intervalo Legal”. Conta com a
participação  dos Agentes de Organização Escolar : Leandra Primo
Rodrigues, Clodoaldo Bento, Luciana Carvalho de O. P. Santos, Gislene
Cristina Rinaldi, Simone A. S. Prieto Vidal, sob a coordenação da
Equipe Gestora e apoio do Grêmio Estudantil do Cerqueira César.
















Conheça um pouco sobre o desenvolvimento do projeto abaixo.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Temos, como educadores, vivido um tempo de angústia, aflição e – por
que não dizer – até mesmo de impotência, diante do comportamento
apresentado por muitos alunos. Atitude de agressividade, intolerância,
tumulto, bagunça desinteresse, desrespeito às figuras que representam
autoridades dentro da escola, inobservância das regras de convivência
social, agressões físicas e verbais, atos impensados, ou seja, a
chamada INDISCIPLINA, que têm sido a causa de desestímulo, mudança de
ideal, inoperância de muitos educadores e obstáculo para o êxito no
processo de ensino e aprendizagem. Este é o cenário que tem guarnecido
grande parte das escolas, atualmente. Convém lembrar como todo o
panorama atual em muito difere das escolas do passado, as quais a
disciplina era imposta de forma autoritária, sendo a indisciplina
contida com ameaças e castigos.
. Dessa forma, cabe ao grupo gestor, juntamente com os agentes que
participam do processo educacional, professores, alunos e familiares
buscarem juntos a solução para o problema em questão, visto que a
indisciplina não é uma problemática exclusiva da escola. Ela está no
nosso sistema social como um todo e constitui uma temática bastante
conflitiva nos envolvidos no processo educativo.  Diante dessas
manifestações, os profissionais de educação devem conscientizar-se da
importância da interação para formar cidadãos e não apenas
informá-los, resgatando o conhecer para transformar. O educando não
pode mais ser objeto da educação, ele deve ser sujeito ativo, devendo
seu conhecimento se dar de dentro para fora e não de fora para dentro
ou de cima para baixo.
Para que não ocorra a indisciplina e os alunos possam conviver em um
ambiente agradável os Agentes de Organização Escolar resolveram
desenvolver o “Projeto Intervalo Legal” , onde os alunos deixam de
correr,chutar,brigar, e aprendem a conviver. Foi realizado o 1º
Intervalo Legal  o que deu muito certo, os alunos deixaram a
agressividade de lado e começaram a competir, o primeiro esporte
praticado,foi o futebol com direito até a medalhas. Parabéns aos
alunos e Agentes pelo projeto foi um verdadeiro sucesso.

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