quinta-feira, 10 de março de 2011

PLANEJAMENTO - ARTES

Com o intuito de submeter a apreciação de pais, colegas professores, alunos, comunidade, coordenação, direção e todos que se interessarem pela rotina da escola, fica a disposição o planejamento da disciplina de Artes para este ano de 2011, conforme segue abaixo. 

Planejamento - 2011
Disciplina – Artes
Professor – Denis Basílio de Oliveira
Ensino Fundamental – 5ª série
E. E. José Alves de Cerqueira César
Conteúdo
1º bimestre
- Conceitos sobre leitura
- Introdução do Projeto “Leitura Solidária”.
- A tridimensionalidade como elemento estético no território de forma-conteúdo.
- A tridimensionalidade nas linguagens artísticas

Competências e habilidades
Perceber as diferentes entonações  no ato de narrar.
- Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional.
- Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas.
- Operar com a tridimensionalidade na criação de ideias na linguagem da arte.
2º - bimestre
- Desenvolvimento do Projeto “Leitura Solidária”.
- Gravação e interpretação de narrativas faladas.
- O espaço no território de linguagens artísticas.
- A dimensão artística do espaço no decorrer dos tempos
Competências e habilidades
- Reconhecer a própria voz e refletir sobre sua clareza
- Reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciações entre as linguagens artísticas tendo o espaço como foco.
- Desenvolver as percepções visual, sonora, espacial e cinestésica na leitura e na criação de ideias nas linguagens da arte.
- Operar o pensamento analítico na distinção dos modos de utilizar o espaço nas diferentes linguagens da Arte no decorrer do tempo.

3º - bimestre
- A luz e a sombra como suporte, ferramenta e matéria da Arte.
Competências e habilidades
- Operar a luz como elemento, ferramenta e matéria presente nas diferentes linguagens artísticas.
- Perceber a dimensão simbólica da luz como geradora de sentido e de múltiplas significações na Arte.
- Compreender luz  sombra como qualidades estéticas e expressivas na obra de arte.
- Distinguir a sonoridade provocada por fontes distintas.
4º - bimestre
- Olhares sobre a materialidade da Arte.
Competências e habilidades
- Manejar e experimentar suportes, ferramentas e materiais em processos de criação em Arte.
- Reconhecer e experimentar o corpo o corpo como suporte e matéria das artes cênicas.
- Perceber e experimentar a voz como matéria e suporte da música.
- Praticar atitude reflexiva sobre o estudo, a pesquisa e a produção realizada no ano letivo.
- Sintetizar os conceitos e procedimentos estudados e experimentados em Arte durante o ano letivo.

Metodologia
Problematizar as questões de maneira que permita a participação do aluno e sua posição diante do assunto estudado.
Privilegiar os conceitos que permitam construir os saberes para que o aluno adquira competências e habilidades para avançar com autonomia nos estudos.
Valorizar a imaginação criadora e sua poética pessoal.
Instigar a pesquisa ampliando o repertório cultural e social.
Contextualizar e dar sentido aos conteúdos aprendidos.
Aprender com o fazer, saber apreciar e compreender a importância no dia-a-dia.

Avaliação
Contínua e acumulativa com correções dos trabalhos realizados, da participação, das pesquisas feitas, dos registros em sala e das ações em ambiente de aula.


Observação: Como cada aluno é único, cada sala apresenta diferentes maneiras de aprender com tempos variados, ou seja, mesmo seguindo o planejamento para mesmas séries, cada uma terá uma abordagem diferenciada e os conteúdos nem sempre caminham igualmente, como também a maneira de transmitir as informações em cada série. Portanto o que e como será ministrado dependerá de cada turma. Mas, ao final todos receberão mesmo conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário