Professor responsável: Denis Basílio de Oliveira
Alunos envolvidos: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries
E. E. José Alves de Cerqueira César
Av. São Luiz, 484 - VL Rosália, Guarulhos – SP - 07072-060
(11) 2455-0166
“Muitos não sabem quanto
tempo e fadiga custa a aprender a ler.
Trabalhei nisso 80 anos
e não posso dizer que o tenha conseguido”.
Johann
Wolfgang von Goethe
Guarulhos – 2012
Entendendo
a arte da comunicação de massa por meio do Fanzine
Resumo
O projeto pretende
mostrar as competências e habilidades artísticas necessárias para a realização
de um produto de comunicação de massa: uma “História em Quadrinhos”, também
conhecida como “Narrativa Gráfica” ou “Gibi”. Produto complexo que necessita da
escrita, do desenho, da pintura, do recorte, colagem, fotografia, a capacidade
de interpretação dos ícones contidos unicamente nessa modalidade artística, que
são os balões, por onde os personagens se comunicam, o talento para contar uma
história e saber ler entre outros atributos. Busca principalmente, valorizar e
dar sentido aos conteúdos ministrados na sala de aula. Para isso é de extrema
importância que se tenha um produto finalizado em mãos, nesse caso o Fanzine, uma
“História em Quadrinhos” impressa. Só assim o processo de ensino e aprendizagem
acontece integralmente. Nessa etapa, a escola solicitará através de um ofício à
Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul, uma parceria para finalizar o
projeto, a impressão da revista para que a escola imprima o material dos alunos
para distribuir na comunidade.
Justificativa
A relação dos
conteúdos trabalhados na escola, com a realidade vivida por muitos alunos, em
geral se encontra distante do que eles presenciam no dia a dia. Uma das razões
para a desmotivação, não apenas dos alunos, mas também de educadores, é a falta
de condições para a finalização de seus projetos, a incapacidade de torná-los
real para que se possa ver, sentir, tocar, mostrar e disseminar.
O educando
sozinho, não faz a transposição do conteúdo teórico que aprendeu com sua
utilidade ou aplicação na vida. Cabe ao educador levar o aluno a relacioná-lo,
no entanto, esse trabalho ainda continua na esfera teórica. Uma das maneiras
para resolver questões como essa, é transformar em realidade os conteúdos
desenvolvidos nas aulas, apresentando o resultado na forma de um produto
conhecido e que faça parte da sua vida, algo que seja real, e que o aluno possa
adquirir, manusear, relacionar com outros igualmente conhecidos, presente na
sociedade. Assim, os assuntos estudados farão sentido verdadeiramente. É uma
metodologia que pode motivar, atrair a atenção, despertar o interesse,
valorizar o aluno como produtor e mostrar a importância da escola para a
comunidade como formadora da cidadania.
A interdisciplinaridade,
não acontece apenas na escola, com suas limitações, mas também, entre
instituições e órgãos ligados a ela. Isso tudo justifica a participação da
Secretaria, via Diretoria Regional no projeto para ajudar a dar sentido e
mostrar caminhos objetivos para os educandos.
Projeto como
esse, “Entendendo a arte da comunicação de massa por meio do Fanzine”, motivam,
dão prazer para os participantes, permitem a assimilação de conhecimento,
fazendo com que a escola cumpra o seu papel, atuando na contemporaneidade,
usando meios e tecnologias acessíveis à sua época, para que o aluno reflita
sobre a sua prática, perceba o interesse da coletividade nos assuntos
escolares, valorize o trabalho pedagógico e isso pode resultar em diminuição na
evasão escolar.
Objetivo
Apresentar as
Histórias em Quadrinhos como linguagem artística, meio de comunicação de massa,
veículo de informação, criação, entretenimento, lazer, educação, produto
comercial e profissional. E também, levar o aluno a relacionar os conteúdos
estudados na sala de aula com a aplicação dos mesmos no seu cotidiano, ou seja,
contextualizar o aprendizado. Ao
perceber a objetividade dos assuntos estudados é possível que ele se interesse
mais pelos estudos, tenha mais prazer em frequentar as aulas e ver sentido no
que aprende.
Objetiva
diversificar a potencialidade do desenho como meio e ferramenta de transmissão
de ideias, mostrar como se dá a expressão pessoal, para que o aluno possa
entender e aceitar as diferenças presente nele e no outro, como seres
individuais, com desejos e atitudes próprias.
Exercitar a expressão
plástica através das linguagens artísticas, conhecer os suportes e as
ferramentas do desenho e da pintura, as técnicas do recorte e da colagem, usar
as tecnologias que tanto os acompanha como o celular, para tirar as fotos que
irão ajuda-lo na sua produção artística.
Construir um
produto que faça parte de sua vida e da sociedade, no caso O Fanzine na forma
de uma História em Quadrinhos (HQ).
Metodologia
A escola
realizará um projeto interdisciplinar aceitando a sugestão da Diretoria
Regional Guarulhos Sul abordando o tema “Água”. Os professores ficaram à
vontade para escolher a forma de trabalhar o tema. A disciplina Artes criou o
seu projeto para falar e discutir o tema (água) e resolveu usar as HQ para esse
fim. Nas aulas de Ciências os alunos realizarão pesquisas, se aprofundarão no
tema, descobrirão curiosidades, enfim, se abastecerão de conhecimento sobre o
tema. Em Artes, aproveitarão as informações para aflorar ideias que serão usadas
para criar personagens, desenvolver roteiro e construir sua Narrativa Gráfica.
No momento do roteiro, que poderá ser escrito ou desenhado, teremos a
participação de professores de Língua Portuguesa orientando como narrar uma
história.
Especificamente
em Artes, serão trabalhados: a linha e suas variantes, o desenho, a ilustração,
a composição, o claro e o escuro, diagramação, onomatopeia, este último item,
outra característica exclusiva dos quadrinhos, a montagem (editoração), e por
fim, a impressão, sem a qual ainda não caracteriza um produto de comunicação de
massa. É com a impressão da revista (tiragem), que todo o trabalho vai ganhar
sentido, valor e estímulo, motivando a comunidade, os educadores e acima de
tudo os educandos.
O efeito que
o produto acabado causa aos adolescentes é muito forte e contribui para o
entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Essa reação de satisfação já
foi observada e constatada em outros projetos realizados, só que em escala bem
menor, pois, a reprodução precária, com qualidade duvidosa, ocorreu, usando a
copiadora da escola e parte com recursos pessoais do professor. O que não é
suficiente nem atinge a abrangência merecida. Então a colaboração da secretaria
integra o processo pedagógico ficando responsável por dar objetividade e
transformar os conteúdos em realidade palpável para os alunos. Bastando para
isso imprimir a revista em Quadrinhos que será feita na forma do Fanzine.
A transmissão
de conhecimento, não se dá em linha reta, e o Fanzine é para os mais variados
públicos como diz o poeta alemão
“Nem
todos os caminhos são para todos os caminhantes”.
Johann
Wolfgang von Goethe
Esse projeto
é mais um caminho para esse fim.
Conhecimento
Por meio do
projeto “Entendendo a arte da comunicação de massa por meio do Fanzine”, o
conhecimento adquirido nas aulas de Ciências serão reforçados, a escrita
praticada, paralela a leitura, um número maior de pessoas (alunos) terão
contato com um tema de extrema relevância para o mundo, “a água”. A reprodução
do trabalho permitirá uma democratização do conhecimento e de informações,
pois, cada um dos alunos criarão histórias diferentes, com abordagens únicas
nos mais variados contextos. Ao ser produzida pelo próprio aluno, a linguagem
adotada se adequará a de seus colegas adolescentes, atraindo mais a atenção de
seus pares, o que torna imprescindível a sua reprodução em maior escala para
chegar as mãos de outras crianças, com o objetivo de ampliar a discussão sobre
o tema (água) e acima de tudo, sobre as linguagens artísticas.
Portanto, a
participação da Diretoria Regional empenhada nos tramites legais para angariar
verba para esse projeto, não só é necessária como estará valorizando a escola
pública, os alunos, disseminando conhecimentos importantes, como também
democratizando a produção dos saberes.
Avaliação
Através do
acompanhamento dos trabalhos em sala de aula, da evolução do aprendizado, da
finalização, uma síntese do que é apresentado e como foi realizado. É parte
integrante do processo ensino-aprendizado. Volta-se para a formação e
desenvolvimento do educando e é pautada na orientação pedagógica e pelo
desempenho, ação e reflexão sobre o conteúdo apresentado.
Estimativa de custo e
cronograma
A impressão
de 1.000 (mil) revistas, sendo a capa a 4 cores e o miolo preto e branco, fica
em torno de R$ 4.000 (quatro mil reais).
O ideal é que
haja uma verba suficiente para imprimir umas 10.000, para serem distribuídas
nas escolas públicas da cidade.
[1]Denis Basílio de Oliveira:
Pós-graduação em História da Arte e Cultura Contemporânea pela UNESP -
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Educação Artística
- Artes Plásticas pela USJT - Universidade São Judas Tadeu (1991). Experiência
na área de Artes, com ênfase em Desenho, Pintura, Retrato, Caricatura,
Histórias em Quadrinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: artes
gráficas, animação, escultura e publicidade. Curso Técnico em Artes Gráficas pelo
SENAI, atualmente é professor na FIG-UNIMESP - Centro Universitário
Metropolitano de São Paulo, no Curso de Educação Artística, ministrando as
disciplinas de Desenho, História em Quadrinhos, Desenho da Figura Humana. Na
Faculdade para a Idade da Razão, com Desenho e Pintura, pesquisador e membro do
Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP - Universidade de São Paulo,
Curso de especialização Lato Sensu - Docência no Ensino Superior.
Endereço para acessar o CV:
http://lattes.cnpq.br/9359115128113566
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