Um projeto que visa retratar e divulgar os
vultos da cidade por meio da arte da caricatura.
E.
E. José Alves de Cerqueira César
Alunos
envolvidos: Ensino fundamental
Idealização:
Denis Basílio de Oliveira - Artes
Participação:
Pedro Augusto da Conceição - História
Introdução
Guarulhos mostra sua cara, é um
projeto que visa divulgar e retratar as pessoas que fizeram e fazem parte da
cultura, da sociedade e da história da cidade de Guarulhos, que de alguma
maneira contribuíram ou contribuem para melhorar a vida no município com suas
ações tanto profissional como pessoal para que os alunos da E. E. José Alves de
Cerqueira César, envolvidos no projeto, possam conhecer e entender o que
significa participar plenamente da vida social da comunidade em que vive,
usando para tal, a produção de caricaturas dessas personalidades. Assim eles
poderão saber quem são as pessoas que influenciaram, podem influenciar ou
ajudar nas tomadas de decisões que envolvem o lugar onde vivem.
Muitas
pessoas que dão nome aos logradouros públicos são desconhecidas dos alunos. Com
o projeto, será possível por meio da pesquisa, levantar os nomes dessas
pessoas, saber quem foram para mostras “suas caras” (fisionomia) na escola tornando-as
visíveis para a comunidade que não teve a oportunidade de conhecê-las.
Mesmo os nomes das que estão atuando na vida social da
cidade e que possuem alguma notoriedade, passam despercebidos quando citados na
sala de aula, o que justifica a necessidade de um projeto como esse para
integrar e tornar conhecidas as pessoas que estão atuando na cidade, as quais,
eles podem se deparar pelas ruas ou em qualquer lugar por onde transitam,
incluindo vê-las nas mídias locais.
Uma educação básica, começa com o conhecimento e o
reconhecimento do lugar onde se vive, entendendo o que se faz e quem faz a
diferença no seu entorno, para poder participar o quanto antes das decisões
como cidadão crítico e integrado ao meio que o cerca.
Eles poderão entender melhor a importância, a necessidade,
o por que e como os grandes vultos nacionais se tornaram célebres, sabendo o
que as pessoas a sua volta estão fazendo para se tornarem conhecidas e posteriormente
lembradas.
Visa também, prestar uma homenagem para esses cidadãos
que dão nome a ruas, praças, repartições públicas, entre elas os patronos de
escolas, como reconhecimento de serviços prestados. Para tal, pretende convidar
o próprio colaborador ou na impossibilidade, seus familiares para receber as
honrarias. O projeto contempla, num segundo momento a integração da sociedade
com a escola, pois é uma oportunidade singular para os alunos terem contato com
essas pessoas.
A pesquisa é uma ferramenta imprescindível na vida de
todos, por isso o projeto se inicia com ela para os alunos terem o primeiro
contato com a fonte do trabalho que será desenvolvido nas aulas de artes.
O objetivo principal do projeto será levar os alunos a
conhecer a arte da caricatura, um pouco de sua história, os principais
caricaturistas, chargistas, cartunistas para motivá-los posteriormente a produzirem
suas caricaturas, tendo como referencial os vultos da sua cidade que eles
pesquisaram.
O resultado do trabalho será apresentado na forma de
uma exposição de arte, na unidade escolar, no dia da Feria Cultural, cujo tema central
é: “Brasil: Mostra sua Cara”, que acontecerá no dia 11 de outubro de 2012 a
partir das 13h.
No
dia do evento, os homenageados poderão receber um certificado de honra ao
mérito pela sua contribuição e participação no projeto como incentivadores do
processo de ensino-aprendizagem, para uma educação diferenciada e inovadora,
que se preocupa com a qualidade e disseminação do conhecimento e da cultura em
nossa cidade, permitindo aos educandos encontrarem sentido nos conteúdos estudados.
A caricatura é uma modalidade artística autônoma que
está presente no cotidiano das pessoas desde o século XVI. Um dos pioneiros
dessa modalidade foi o artista Annibale Carraci com seus desenhos exagerados
representando pessoas importantes de sua época.
Artistas consagrados como Daumier utilizaram a arte da
caricatura em suas obras. A palavra “Caricatura” vem do italiano e significa carregar, exagerar. É utilizada para
realçar os traços fisionômicos da pessoa, mas hoje, qualquer coisa pode fazer
parte dessa modalidade, basta que para isso se amplifique, que se fuja do
tradicional realismo e se represente com elevado grau de exagero tanto para mais
como para menos, é assim que se produz a caricatura.
Manuel de Araújo Porta-Alegre, foi o primeiro a
publicar uma caricatura no Brasil
durante
o período regencial em 1836.
Nesse projeto, o foco será a fisionomia de pessoas, a
forma como foi empregada inicialmente, especialmente as pessoas que se
destacaram na cidade de Guarulhos.
Justificativa
Arte – como matéria dinâmica repleta de exemplos
pictóricos e grafismos utiliza-se de planos, linhas, volumes e intervenções,
mas também, expressa-se nos registros cronológicos de seu tempo. Como o corpo é
uma característica do ser humano, enfocamos mais diretamente o rosto, como
representação individual, singular, aliada ao traço e a percepção. Procuramos
através da caricatura que é a representação dos pontos fortes do ser
representado, e pelo exercício técnico do desenho interpretamos as figuras que
fizeram história e fazem parte da vida da cidade de Guarulhos. Desta forma,
pretende-se ampliar a percepção visual, os conceitos de cidadania e o uso das
técnicas de desenho e pintura, além de sensibilizar quanto as diferenças nas
fisionomias das pessoas.
Objetivo
Levar a arte da caricatura, modalidade artística e
profissional presente na sociedade moderna, usada para os mais diferentes fins:
crítica social, denúncia, entretenimento e lazer, para a sala e permitir que se
desmembre sua constituição para recriar e produzir, usando as ferramentas a
disposição na escola.
Os educandos ao observarem as figuras escolhidas pela
participação histórica, notável ou não, vão coletar dados, analisar as imagens
e observar as proporções, que é o que diferenciam os indivíduos e explorar
graficamente as características pessoais através da linha, da cor, da textura e
da composição, com um olhar mais atento sobre este ou aquele ponto: olhos,
boca, nariz, queixo, orelhas e etc.
O cuidado na representação do rosto
exige um nível de tolerância gráfico menor, do que o exigido na representação
de objetos ou animais. É sabido que ao desenharmos, estamos usando o lado
direito do cérebro, responsável pela emoção, concentração, o que leva a uma
leitura mais apurada sobre a figura representada.
Áreas de abrangência
Ciências humanas e linguagens de signos e códigos
Competências das áreas
Investigação e compreensão; representação e
comunicação; contextualização sócio-cultural.
Disciplinas envolvidas
História:
estudo dos vultos
Arte:
na análise das imagens, leitura fisionômica, produção de caricaturas, história
da arte e desenho.
Conhecimento: conteúdos envolvidos em arte linha/ proporção/ equilíbrio/
ritmo, luz e sombra/ desenho/ caricatura.
Metodologia:
Adotar-se-á exercícios de
observação, diferentes perfis, rostos, traços, hachuras, preenchimento de
áreas, exercitamos o olhar, o senso crítico, o traço humorístico, a
representação do rosto pela caricatura.
Produção
artística com orientação pedagógica, exercícios sobre papel, pincel atômico,
caneta hidrográfica.
Formas de apresentação: exposição no pátio da Unidade Escolar ou no espaço
cultural Prof. José Ismael – Lago dos Patos – V. Rosália.
Cronograma – as atividades propostas serão desenvolvidas nos
meses de agosto, setembro e outubro de 2012.
Avaliação - É parte integrante do processo ensino-aprendizado.
Volta-se para a formação e desenvolvimento do educando e é pautada na
orientação pedagógica e pelo desempenho, ação e reflexão sobre o conteúdo
apresentado, ou seja, o aluno será avaliado no dia-a-dia e ao final do projeto.
Materiais
Folhas
de papel branco no formato A1
Tinta
guache nas cores: preto, branco, azul, amarelo, vermelho, laranja, verde.
Fita
adesiva (crepe)
Expositores
(para fixar os desenhos)
Espaço
(sala para palestra)
Certificados
Sugestões estratégicas
-
Citações em sala
dos grandes caricaturistas
-
Apresentação de
obras editadas de cartunistas
-
Comentários a
respeito do trabalho do cartunista nos meios de comunicação impresso, internet,
áudio visual e vídeo.
Programação
-
Apresentação
musical com o grupo Duo Amburana, dupla de flauta e violão, vinculada a Escola
Municipal de Música (SP), Faculdade Cantareira e ao SESC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário