Introdução
Estudar, é uma tarefa que nem sempre agrada as crianças.
Buscar novas metodologias para atrair e manter o interesse pelos estudos faz
parte da missão do professor. Pensando nisso, surgiu a ideia de criar um canal
de TV no Youtube, feito pelos alunos onde eles possam estudar, rever os
conteúdos que estão aprendendo e criar situações para um diálogo amplo entre
eles, entre professores e a comunidade.
Funcionando nos moldes das emissoras já consagradas, os
alunos irão montar programas para falar sobre o que estão aprendendo, mostrar o
que sabem e apresentar sua percepção sobre o que acham importante.
Tendo como base um programa de variedades ou jornalístico, por
exemplo, a ideia é montar grupos e dividir as funções de acordo com o interesse
de cada um. Os alunos que gostam de falar, vão compor o grupo dos(as)
apresentadores(as), os mais tímidos que gostam de escrever, os redatores, aqueles
que não param num lugar, que preferem andar, os produtores, eles vão atrás do
que precisa para fazer o trabalho, quem está familiarizado com a internet e
alguns programas de edição, entra no grupo de edição, quem gosta de fotografar,
vira fotógrafo, cameraman, decorador, publicitário, até que todos se encaixem
num grupo/função, tendo em mente que todos precisam saber tudo o que está
acontecendo para se unirem em torno de um único objetivo, produzir conteúdo
para gravar o programa de TV e publicar na internet.
Cada sala formará seus grupos conforme especificado acima,
visto que, para se fazer qualquer um dos programas propostos, há de se formar
grupos de trabalho como esse, seja um programa de entrevista, de auditório e
até mesmo para os comerciais institucionais, denominado grupo dos
Propagandistas, eles farão filmes curtos abordando os principais problemas que
afligem a comunidade, entre eles, itens de convivência, conflitos na escola,
boas maneiras, respeito, bullying, questões de saúde pública entre outros.
Objetivos
Este projeto pretende fazer com que os alunos tomem a iniciativa
e comecem a aprender usando as ferramentas disponíveis na sociedade e em seu
meio social.
Portanto, a escola ousa se aventurar nessa empreitada para
construir os saberes por meio de um Canal de TV no YouTube denominado – “TV Cerqueira César – o canal da
aprendizagem além da sala de aula”, cujo potencial é inquestionável para
promover as iniciativas que levam a autonomia, estimulando o protagonismo
estudantil através dos conteúdos ministrado em sala de aula, se apropriando das
linguagens artísticas para se expressar e entender o mundo em que vive.
“Fazer
arte é materializar sua experiência
e
percepção do mundo, transformando o
fluxo
de movimentos em algo visual, textual
ou
musical. A arte cria uma espécie de comentário.”
[The
Art of Public Address. Entrevista
com
Barbara Kruger por Thyrza Nichols Goodeve,
Art
in America,
November 1997. p. 97-98.
Tradução
Maria Eloisa Pires Tavares. Originalmente
publicada
in Art in America, Novembro
1997.
Cortesia da Brant Arte Media, Inc.
[(<http://www.artinamericamagazine.com>)].
Com essa proposta, os alunos vão fazer arte e interagir com
outras disciplinas fazendo conexão com suas vivências.
Na sala de aula encontramos alunos introvertidos e
extrovertidos, o aluno introvertido, geralmente não gosta de falar, por causa
da timidez não se expõe, com esse projeto, ele terá a oportunidade de exercitar
suas dificuldades, apresentando o trabalho e interagindo com os colegas. Já os
falantes, vão perceber que necessitam de um repertório maior para dar sentido e
clareza as suas ideias, ou seja, não basta falar as mesmas coisas que ele já
sabe, ele percebe a importância de conhecer o assunto para poder argumentar,
desta forma, entenderá o motivo que o leva a fazer uma pesquisa, estudar o
tema, adquirir conhecimento suficiente e assim poder discutir ou opinar, sobre
o assunto proposto.
Justificativa
Se faz necessário acompanhar a evolução natural da
sociedade, se conectar com as tecnologias e entender o pensamento dos jovens
que se acostumam rapidamente com as mudanças do mundo. Os meios de comunicação,
foram os que mais evoluíram, trazendo novos mecanismos para facilitar o
trabalho dos profissionais envolvidos nessa tarefa. Tomando-se como base o
funcionamento de uma emissora de TV, encontramos uma gama bem diversificada de
pessoas que atuam juntas para que os programas possam entrar no ar. São
basicamente as mesmas funções para os mais diversos programas de uma emissora.
Por isso, esse projeto se encaixa muito bem nos objetivos propostos pela
Secretaria Estadual de Ensino no que diz respeito as competências e habilidades
apontadas pela SE/CENP, quando diz que o aluno deve
“compreender
os fundamentos de pelo menos
uma
das áreas de expressão, as possibilidades
de
articulação de seus elementos, a utilização dos
recursos
expressivos e a sua dimensão estética”.
[SÃO
PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Coordenadoria
de Estudos e Normas Pedagógicas.
Proposta
Curricular para o ensino de Educação Artística:
1o grau. São Paulo: SE/CENP,
1992. p. 81].
Deste modo, o projeto contempla não só as experiências
estéticas, como também toda uma gama de ações que impulsionarão os alunos a um
patamar similar as reais necessidades de uma sociedade atuante e organizada. O
foco deste projeto está na Arte, nos componentes curriculares e nas diversas
articulações que permeiam o processo de ensino e aprendizagem, daí a sua
importância e apoio por parte da escola, da Diretoria de Ensino e do Governo
Estadual para sua realização.
Metodologia
O primeiro passo é usar o caderno de Arte do aluno inserido
na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Em seguida formar grupos de
acordo com suas afinidades e interesse para transformar os conteúdos em matéria
a ser veiculada no canal criado para esse fim. Deseja-se que eles aprendam mais,
e possam tomar a iniciativa para buscar mais informações para enriquecer o tema
em discussão, aumento assim seu repertório cultural.
Espera-se também, que os alunos usem a criatividade, as novas
tecnologias e as várias linguagens para apresentar o resultado desse estudo
gravando um programa que será exibido na TV Cerqueira César. Um canal público
no Youtube que poderá ser disponibilizado durante o intervalo.
Quanto aos instrumentos de avaliação, foi firmado um acordo
com os alunos espelhado nas remunerações dos trabalhadores das emissoras de TV.
Lá eles ganham um salário mensal que é depositado num banco como recompensa de
seus serviços.
No projeto, os alunos já terão garantido sua recompensa
mensal como se fosse um salário. Da mesma maneira como acontece no trabalho, se
o funcionário faltar ou não cumprir a tarefa, a empresa irá descontar essas
falhas e o seu salário no final do mês será menor.
O combinado funcionará da seguinte maneira. O aluno já
começa o mês com a nota 10 (dez). Para manter sua nota dez, como se fosse o seu
salário, ele precisa cumprir as tarefas/atividades propostas e agir conforme as
regras da empresa (do projeto em questão), nesse caso conforme as regras firmadas
na sala de aula, exemplo, fazer o que lhe foi atribuído, não atrapalhar os
colegas, evitar conversas fora de hora para que as explicações do professor
sejam ouvidas com clareza, e assim sucessivamente. Para cada falta
relativamente grave como especificado na sala, o aluno perderá um ponto. Quem
fizer mais do que o necessário, já estará garantindo rendimentos (nota) para o
próximo mês.
Então, o Diário do professor se assemelhará a um banco, o
salário será sua nota já depositada e garantida nesse banco (diário do
professor) e a garantia de pagamento integral, ou seja, obter a nota máxima
(dez), está vinculada aos seus serviços, ou melhor, a realização de suas
atividades. O não cumprimento das propostas, acarretará diminuição de sua nota.
Se o aluno estiver com saldo negativo (nota baixa) por
qualquer razão, como, não ter realizado as atividades ou por ter perdido pontos
em virtude de ações negativas que prejudicaram o bom andamento dos trabalhos
(das aulas), poderá recuperar sua nota, realizando as atividades que deixou de
fazer ou executando novas, pois o professor estará constantemente a disposição,
colaborando, ajudando e orientando todos que necessitem de qualquer apoio.
Recursos
didáticos
A viabilidade desse projeto, está vinculada a um espaço
fixo que será transformado em estúdio de TV, para a gravação semanal dos
programas que pode durar uns dois dias, pois será um espaço em que as gravações
estarão acontecendo constantemente, pois, os alunos poderão gravar as aulas
para posteriormente transformá-las em notícia/conteúdo para veicular na
internet.
O professor responsável pelo projeto irá disponibilizar sua
câmera, tripé, microfone, computador e o que mais se fizer necessário, até
que consigamos recursos financeiros para comprar os equipamentos, a escola, providenciar
a concordância dos pais autorizando o direito de imagem dos filhos para que se
possa publicar os vídeos e as fotos realizando a atividade na internet e uma
sala que comporte os alunos.
Avaliação
Os
alunos serão avaliados de acordo com seu envolvimento, participação e desempenho
nas atividades propostas.
Haverá
avaliação contínua com participação escrita, com perguntas e curiosidades que
venham enriquecer os temas abordados durante as aulas.
Criatividade e argumentação
para defender suas hipóteses.
Clareza
e organização dos trabalhos desenvolvidos.
As
notas serão somadas e divididas, onde teremos uma média final.
Cronograma
A proposta será desenvolvida ao longo do ano de 2016,
observando-se os resultados bimestrais e se necessário, alterações a fim de que
o projeto tenha sucesso.
Bibliografia
São Paulo (Estado) Secretaria da
Educação.
Currículo do Estado de São Paulo:
Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação
geral, Maria Inês Fini; coordenação de área,
Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2012. 260 p.
Denis Basílio de oliveira - http://lattes.cnpq.br/9359115128113566
Nenhum comentário:
Postar um comentário