Ler,
escrever, ser autor.
O Fanzine como ferramenta de arte,
cultura, lazer, informação, comunicação e educação.
Professor responsável: Denis Basílio de Oliveira
Alunos envolvidos: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries
E. E. José Alves de Cerqueira César
Av. São Luiz, 484 - VL Rosália, Guarulhos, 07072-060
(11) 2455-0166 - Guarulhos, São Paulo.
“Muitos não sabem quanto
tempo e fadiga custa a aprender a ler.
Trabalhei nisso 80 anos
e não posso dizer que o tenha conseguido”.
Johann
Wolfgang von Goethe
Guarulhos – 2012
Ler,
escrever, ser autor.
O Fanzine como ferramenta de arte,
cultura, lazer, informação, comunicação e educação.
Resumo
O projeto pretende
mostrar as competências e habilidades necessárias para a realização de um
produto de comunicação de massa: uma “História em Quadrinhos”, também conhecida
como “Narrativa Gráfica” ou “Gibi”. Produto complexo que necessita da escrita,
de habilidades artísticas como o desenho, a pintura, o recorte, a colagem, a
fotografia, a capacidade de interpretação dos ícones contidos unicamente nessa
modalidade artística, que são os balões, onde os personagens se comunicam, o
talento para contar uma história e saber ler entre outros atributos. Busca
principalmente, valorizar e dar sentido aos conteúdos ministrados na sala de
aula. Para isso é de extrema importância que se tenha um produto finalizado em
mãos, nesse caso uma “História em Quadrinhos” impressa. Só assim o processo de
ensino e aprendizagem acontece integralmente. Nessa etapa, a escola solicitará
através de um ofício à Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul, uma parceria
para finalizar o projeto, a impressão da revista para que a escola imprima o
material dos alunos para distribuir na comunidade, e nas escolas da região.
Justificativa
A relação dos
conteúdos trabalhados na escola, com a realidade vivida por muitos alunos, em
geral se encontra distante do que eles presenciam no dia a dia. Uma das razões
para a desmotivação, não apenas dos alunos, mas também de educadores, é a falta
de condições para a finalização de seus projetos, a incapacidade de torná-los
real para que se possa ver, sentir, tocar, mostrar e disseminar.
O educando
sozinho, não faz a transposição do conteúdo teórico que aprendeu com sua
utilidade ou aplicação na vida. Cabe ao educador levar o aluno a relacioná-lo,
no entanto, esse trabalho ainda continua na esfera teórica. Uma das maneiras
para resolver questões como essa, é transformar em realidade os conteúdos
desenvolvidos nas aulas, apresentando o resultado na forma de um produto
conhecido e que faça parte da sua vida, algo que seja real, em que o aluno
possa adquirir, manusear, relacionar com outros igualmente conhecidos, presente
na sociedade. Assim, os assuntos estudados farão sentido verdadeiramente. É uma
metodologia que pode motivar, atrair a atenção, despertar o interesse,
valorizar o aluno como produtor e mostrar a importância da escola para a
comunidade como formadora da cidadania.
A
interdisciplinaridade, não acontece apenas na escola, com suas limitações, mas
também, entre instituições e órgãos ligados a ela. Isso tudo justifica a
participação da Secretaria, via Diretoria Regional no projeto para ajudar a dar
sentido e mostrar caminhos objetivos para os educandos.
Projetos como
esse motivam, dão prazer para os participantes, permitam a assimilação de
conhecimento, fazendo com que a escola cumpra o seu papel, atuando na
contemporaneidade, usando meios e tecnologias acessíveis à sua época, para que
o aluno reflita sobre a sua prática, perceba o interesse da coletividade nos
assunto escolares, a valorização do seu trabalho pedagógico e isso pode
resultar em diminuição na evasão escolar.
Objetivo
Apresentar as
Histórias em Quadrinhos como linguagem artística, meio de comunicação de massa,
veículo de informação, criação, entretenimento, lazer, educação, produto
comercial e profissional. E também, levar o aluno a relacionar os conteúdos
estudados na sala de aula com a aplicação dos mesmos no seu cotidiano, ou seja,
contextualizar o aprendizado. Ao
perceber a objetividade dos assuntos estudados é possível que ele se interesse
mais pelos estudos, tenha mais prazer em frequentar as aulas e ver sentido no
que aprende.
Objetiva
diversificar a potencialidade do desenho como meio e ferramenta de transmissão
de ideias, mostrar como se dá a expressão pessoal, para que o aluno possa
entender e aceitar as diferenças presente nele e no outro, como seres
individuais, com desejos e atitudes próprias.
Exercitar a expressão
plástica através das linguagens artísticas, conhecer os suportes e as
ferramentas do desenho e da pintura, as técnicas do recorte e da colagem, usar
as tecnologias que tanto os acompanha como o celular, para tirar as fotos que
irão compor a sua produção.
Construir um
produto que faça parte de sua vida e da sociedade, no caso as Histórias em
Quadrinhos (HQ).
Metodologia
A escola
realizará um projeto interdisciplinar aceitando a sugestão da Diretoria
Regional Guarulhos Sul abordando o tema “Água”. Os professores ficaram à
vontade para escolher a forma de trabalhar o tema. A disciplina Artes criou o
seu projeto para falar e discutir o tema (água) e resolveu usar as HQ para esse
fim. Nas aulas de Ciências os alunos realizarão pesquisas, se aprofundarão no
tema, descobrirão curiosidades, enfim, se abastecerão de conhecimentos sobre o
tema. Em Artes, aproveitarão as informações para aflorar ideias que serão
usadas para criar personagens, desenvolver roteiro e construir sua Narrativa
Gráfica. No momento do roteiro, que poderá ser escrito ou desenhado, teremos a
participação de professores de Língua Portuguesa orientando com narrar uma
história.
Especificamente
em Artes, serão trabalhados: a linha e suas variantes, o desenho, a ilustração,
a composição, o claro e o escuro, diagramação, onomatopeia, este último item,
outra característica exclusiva dos quadrinhos, a montagem (editoração), e por
fim, a impressão, sem a qual ainda não caracteriza um produto de comunicação de
massa. É com a impressão da revista (tiragem), que todo o trabalho vai ganhar
sentido, valor e estímulo, motivando a comunidade, os educadores e acima de
tudo os educandos.
O efeito que
o produto acabado causa aos adolescentes é muito forte e contribui para o
entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Essa reação de satisfação já
foi observada e constatada em outros projetos realizados, só que em escala bem
menor, pois, a reprodução precária, com qualidade duvidosa se deu, parte usando
a copiadora da escola e parte com recursos pessoais do professor. O que não é
suficiente nem atinge a abrangência merecida. Então a colaboração da secretaria
integra o processo pedagógico ficando responsável por dar objetividade e
transformar os conteúdos em realidade palpável para os alunos. Bastando para
isso imprimir a revista em Quadrinhos que será feita na forma de fanzine.
A transmissão
de conhecimentos, não se dá em linha reta, como diz o poeta alemão
“Nem
todos os caminhos são para todos os caminhantes”.
Johann
Wolfgang von Goethe
Esse projeto
é mais um caminho para esse fim.
Conhecimento
Por meio do
projeto “A produção de romances caricaturados segundo Goethe – o fanzine na
sala de aula”, o conhecimento adquirido nas aulas de Ciências serão reforçados,
a escrita praticada, paralela a leitura, um número maior de pessoas (alunos)
terão contato com um tema de extrema relevância para o mundo, “a água”. A
reprodução do trabalho permitirá uma democratização dos conhecimentos e de
informações, pois, cada um dos alunos criarão histórias diferentes, com
abordagens únicas nos mais variados contextos. Ao ser produzida pelos próprios
alunos, a linguagem adotada se adequará a de seus colegas adolescentes,
atraindo mais a atenção de seus pares, o que torna imprescindível a sua
reprodução em maior escala para chegar as mãos de outras crianças, com o
objetivo de ampliar a discussão sobre o tema (água).
Portanto a
participação da Diretoria Regional, empenhada nos tramites legais para angariar
verba para esse projeto, não só é necessária como estará valorizando a escola
pública, os alunos, disseminando conhecimentos importantes, como também
democratizando a produção dos saberes.
Avaliação
Através do
acompanhamento dos trabalhos em sala de aula, da evolução do aprendizado, da
finalização, uma síntese do que é apresentado e como foi realizado. É parte
integrante do processo ensino-aprendizado. Volta-se para a formação e
desenvolvimento do educando e é pautada na orientação pedagógica e pelo
desempenho, ação e reflexão sobre o conteúdo apresentado.
Estimativa de custo e
cronograma
A impressão
de 1.000 (mil) revistas, sendo a capa a 4 cores e o miolo preto e branco, fica
em torno de R$ 4.000 (quatro mil reais).
O ideal é que
haja uma verba suficiente para imprimir umas 10.000, para serem distribuídas
nas escolas públicas da cidade.
“Nem todos os caminhos são para todos
os caminhantes”.
Johann
Wolfgang von Goethe
[1]Denis Basílio de Oliveira:
Pós-graduação em História da Arte e Cultura Contemporânea pela UNESP -
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Educação Artística
- Artes Plásticas pela USJT - Universidade São Judas Tadeu (1991). Experiência
na área de Artes, com ênfase em Desenho, Pintura, Retrato, Caricatura,
Histórias em Quadrinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: artes
gráficas, animação, escultura e publicidade. Curso Técnico em Artes Gráficas pelo
SENAI, atualmente é professor na UNIFIG - Centro Universitário Metropolitano de
São Paulo, no Curso de Educação Artística, ministrando as disciplinas de
Desenho, História em Quadrinhos, Desenho da Figura Humana. Na Faculdade para a
Idade da Razão, com Desenho e Pintura, pesquisador e membro do Observatório de
Histórias em Quadrinhos da USP - Universidade de São Paulo, Curso de
especialização Lato Sensu - Docência no Ensino Superior.
Endereço para acessar o CV:
http://lattes.cnpq.br/9359115128113566
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