sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Soletrando na Escola Pública


E. E. José Alves de Cerqueira César
Projeto Soletrando

Justificativa:
Projeto soletrando pretende amenizar o analfabetismo funcional. A questão da leitura e escrita é um problema crônico no Brasil, principalmente no ensino público. Por muitas vezes os alunos saem das escolas sem a total compreensão do que leem. É o chamado analfabetismo funcional, que atinge grande parte dos estudantes do Ensino Fundamental.

Objetivo:
O objetivo é fazer com que os alunos entendam melhor a diferença entre a palavra escrita e falada, facilitando a compreensão e, posteriormente, a interpretações de textos mais complexos. Participam dessa primeira edição, estudantes de 6º a 9º Anos. O projeto busca estimular os estudantes a compreender melhor a construção das palavras na Língua Portuguesa e pretende incentivar os alunos a ler e escrever corretamente através de jogos e brincadeiras que desenvolvam o lado lúdico do aprendizado.

Competências:
• Fazer com que os alunos sejam protagonistas de uma atividade na escola;
• Intensificar a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos;
• Efetivar uma atividade multidisciplinar;
• Tornar o dia dos alunos mais prazeroso e vivível pelos próprios.
Habilidades:
·      A capacidade e a habilidade de torná-los capazes de absorver o máximo  possível dentro do tempo mínimo estabelecido, criando condições para que se torne um cidadão crítico, capaz de  solucionar problemas de maneira positiva através do diálogo e da negociação, sempre  respeitando as normas estabelecidas.
·      Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
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·      Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens  dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
 Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

Plano de ação:
Será realizado um concurso que começará dentro das salas de aula, com a realização de exercícios. Em seguida, serão escolhidos os melhores alunos de cada sala para participarem da competição.


Grupo de trabalho:
Professores da unidade escolar de Língua Portuguesa e Leitura.

Público alvo:
Alunos da escola “José Alves de Cerqueira César”:
- Ensino Fundamental – do 5ª ao 9º ano

Avaliação:
Através do aprendizado dos alunos e competições realizadas na Unidade Escolar.

Desenvolvimento:
1ª Etapa
Nível 1-  (competição na sua respectiva sala)
Será feita pré- competição em sala para classificar os dez primeiros.
Palavras fáceis
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação, sinônimo e aplicação em uma frase).

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2ª Etapa
Nível 2-  (competição entre os  respectivos anos)
6º Ano   X   6º Ano (A, B, C e D)
7º Ano   X   7º Ano (A, B, C, D e E)
8º Ano   X   8º Ano (A, B, C, D, E e F)
9º Ano   X   9º Ano (D e E)
Palavras Intermediárias
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação, sinônimo e aplicação em uma frase).

3ª Etapa
Nível 3 -  (competição entre os finalistas de todos os anos)
6º Anos  / 7º Anos  / 8º Anos  /  9º Anos  
Palavras Difíceis
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação, sinônimo e aplicação em uma frase).

Professoras envolvidas:

Fabiana Morelli, Marcia Monteiro, Rosely Vigilante, Vanessa Kahl, Angela F. Gonçalves, Luciana Souza Martins de Araújo, Eliane Alves, Maria Cecília Campos do Nascimento.









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