E. E.
José Alves de Cerqueira César
Projeto
Soletrando
Justificativa:
Projeto soletrando pretende amenizar o
analfabetismo funcional. A questão da leitura e escrita é um problema crônico
no Brasil, principalmente no ensino público. Por muitas vezes os alunos saem
das escolas sem a total compreensão do que leem. É o chamado analfabetismo
funcional, que atinge grande parte dos estudantes do Ensino Fundamental.
Objetivo:
O objetivo é fazer com que os alunos
entendam melhor a diferença entre a palavra escrita e falada, facilitando a
compreensão e, posteriormente, a interpretações de textos mais complexos.
Participam dessa primeira edição, estudantes de 6º a 9º Anos. O projeto busca
estimular os estudantes a compreender melhor a construção das palavras na Língua
Portuguesa e pretende incentivar os alunos a ler e escrever corretamente
através de jogos e brincadeiras que desenvolvam o lado lúdico do aprendizado.
Competências:
• Fazer com que os alunos sejam
protagonistas de uma atividade na escola;
• Intensificar a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos;
• Efetivar uma atividade multidisciplinar;
• Tornar o dia dos alunos mais prazeroso e vivível pelos próprios.
• Intensificar a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos;
• Efetivar uma atividade multidisciplinar;
• Tornar o dia dos alunos mais prazeroso e vivível pelos próprios.
Habilidades:
· A capacidade e a habilidade de
torná-los capazes de absorver o máximo possível dentro do tempo mínimo estabelecido,
criando condições para que se torne um cidadão crítico, capaz de solucionar problemas de maneira positiva
através do diálogo e da negociação, sempre
respeitando as normas estabelecidas.
· Aplicar as tecnologias da
comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos
relevantes para sua vida. Identificar as diferentes linguagens e seus recursos
expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
02
· Recorrer aos conhecimentos sobre
as linguagens dos sistemas de
comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Relacionar
informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a
função social desses sistemas.
Plano
de ação:
Será realizado um concurso que começará
dentro das salas de aula, com a realização de exercícios. Em seguida, serão
escolhidos os melhores alunos de cada sala para participarem da competição.
Grupo
de trabalho:
Professores da unidade escolar de Língua
Portuguesa e Leitura.
Público
alvo:
Alunos da escola “José Alves de Cerqueira
César”:
-
Ensino Fundamental – do 5ª ao 9º ano
Avaliação:
Através do aprendizado dos alunos e
competições realizadas na Unidade Escolar.
Desenvolvimento:
1ª
Etapa
Nível 1-
(competição na sua respectiva sala)
Será feita pré- competição em sala para
classificar os dez primeiros.
Palavras fáceis
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação,
sinônimo e aplicação em uma frase).
03
2ª
Etapa
Nível 2-
(competição entre os respectivos
anos)
6º Ano
X 6º Ano (A, B, C e D)
7º Ano
X 7º Ano (A, B, C, D e E)
8º Ano
X 8º Ano (A, B, C, D, E e F)
9º Ano
X 9º Ano (D e E)
Palavras Intermediárias
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação,
sinônimo e aplicação em uma frase).
3ª Etapa
Nível 3 -
(competição entre os finalistas de todos os anos)
6º Anos
/ 7º Anos / 8º Anos / 9º
Anos
Palavras Difíceis
Observação:
Para cada palavra há uma dica (explicação,
sinônimo e aplicação em uma frase).
Professoras envolvidas:
Fabiana Morelli, Marcia Monteiro, Rosely Vigilante, Vanessa Kahl, Angela F. Gonçalves, Luciana Souza Martins de Araújo, Eliane Alves, Maria Cecília Campos do Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário