segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fundação da E. E. José Alves de Cerqueira César


Em 1915 começa a funcionar precariamente o Grupo Escolar de Vila Galvão e ao longo de sua trajetória se instalou em diversos lugares diferentes até que em 17 de junho de 1951 pelo Decreto 20.519 surge com o nome de Grupo Escolar José Alves de Cerqueira César a nossa escola. É nesta data que aparece pela primeira vez oficialmente o nome José Alves de Cerqueira César.
Em 1974, muda para Escola Estadual de Primeiro Grau José Alves de Cerqueira César e depois em 1996, se torna, E.E. José Alves de Cerqueira César com as características conhecidas atualmente. Adotou-se o ano de criação da escola a partir do momento em que lhe foi dado o nome pelo qual ela é conhecida hoje, ou seja, o ano de 1951, pois, antes havia um Grupo Escolar chamado “Vila Galvão”. Por outro lado, adotar uma data as vezes pode ser uma formalidade necessária para justificar os acontecimentos à sociedade e manter a tradição. Por isso a data de 17 de junho de 1951, será comemorada o data de fundação da nossa escola.

Cerqueira César - 60 anos


Para comemorar esta data, sugeriu-se a utilização de elementos que possam fazer as pessoas lembrarem desse acontecimento. E como é do conhecimento da maioria das pessoas, as associações são fatores que permitem a memorização. Então, para tornar o evento inesquecível, faremos alusão aos 60 anos do Cerqueira com ligação ao número 60.
Um ano marcante na vida de muitos é a década de 60. Claro que poderia ser qualquer tema, no entanto, por ser rico em acontecimentos e proporcionar mais facilidades para sua realização é que iremos realizar a nossa festa nos moldes dos anos dourados.
Cerqueira César 60 anos, com festa dos anos 60.

Dança na escola


Aula do dia 16/05/2011
Apostila de arte
Para que a dança aconteça, basta que executemos os seguintes movimentos.
Principais movimentos da dança
- Dobrar
- Torcer
- Esticas
Níveis da dança
- Alto
- Médio
- Baixo

Vídeo aula - a arte da caricatura

Um Pequeno registro da participação do professor na 8ª Rodada de Negócios, ocasião em que discursou a respeito de arte e educação e fez uma demonstração ao vivo de como se faz caricatura.


História de José Alves de Cerqueira César

José Alves de Cerqueira César (Guarulhos, 23 de maio de 1835 — São Paulo, 26 de junho de 1911) foi presidente interino do estado de São Paulo, governou de dezembro de 1891 a agosto de 1892. Advogado de renome, jornalista, senador e presidente interino da então província de São Paulo, nasceu na Fazenda Tapera Grande, onde hoje fica o bairro rural do mesmo nome. Formado pela Faculdade de Direito no Largo de São Francisco, Cerqueira César começou a construir a carreira pública ao mudar-se para Rio Claro, onde fundou em 1876, ao lado de Cândido Vale, o Partido Republicano. O ideário dos republicanos superou dois partidos monarquistas na primeira eleição que disputou.
O jornalista foi um dos primeiros signatários do Manifesto Republicano de 1870, que defendia essa forma de governo para o Brasil. No entanto, por ocasião de um levante, em 1891, comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca, Cerqueira César assumiu a presidência da província em oposição à ditadura que se ameaçava instalar no País. Entre suas realizações estão estações agronômicas, a instalação do Superior Tribunal do Estado, o Instituto Bacteriológico e a Escola Agrícola (hoje Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós da Universidade Estadual Paulista, - Unesp), em Piracicaba.



Completou o mandato em 23 de agosto de 1892. Após restabelecer a ordem, Cerqueira César teve de enfrentar epidemias de febre amarela em vários pontos do estado, o que o levou a promover o saneamento de Santos e também da Capital, em apoio à obra da municipalidade, cujos investimentos eram insuficientes. Foi eleito senador da República, mas, antes de assumir o cargo, renunciou.
Faleceu na cidade de São Paulo em 1911, tendo sido seu corpo sepultado no Cemitério da Consolação.
É homenageado dando seu nome à E. E. José Alves de Cerqueira César no município de Guarulhos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Industria e educação unidas

O professor Denis Basílio de Oliveira, educador da rede estadual de ensino é o convidado do setor da educação na 8ª Rodada de Negócios de Guarulhos, realizada pelo Ciesp Regional e a ASEC, o evento acontece nos próximos dias 12 e 13 de maio. Neste ano, o evento terá o apoio do Sebrae-SP, da prefeitura do município e da ACE-Guarulhos.
Em seu stand número 46, o professor realizará palestra sobre as funções da arte para a indústria com show de caricatura ao vivo a qual será oferecida aos participantes. Para quem não possui credencial, poderá entra livremente no dia 13 sexta-feira.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS

Acolhimento 2024